Mitos alimentares – Os 8 mitos da alimentação

 

Os mitos alimentares

Mitos alimentares – os 8 mitos da alimentação

Mitos alimentares

 “ideias preformadas a cerca da nossa alimentação”

 

A Dra. Aline Fernandes é a mais recente parceira do Blog da Tereza e para o primeiro artigo decidiu falar de alguns dos mitos mais comuns na alimentação:

 

“As bebidas gaseificadas descalcificam os ossos”

O que provoca a desmineralização óssea é o que algumas destas bebidas contêm, independentemente de terem ou não gás. Bebidas que contêm ácido fosfórico, cafeína e pH ácido quando consumidas com regularidade podem contribuir para uma descalcificação progressiva do osso. De todos os refrigerantes, as “colas” são aquelas que mais reúnem estas características.

 

“ Posso comer chocolate sem açúcar à vontade porque não engorda”

Apesar de não ter açúcar, podem conter mais gordura para compensar a falta do mesmo, e portanto mais calorias que o tradicional, não sendo assim indicado para quem quer controlar o peso.

 

“Comer hidratos de carbono a partir das 18h engorda”

A altura do dia que se ingere hidratos de carbono não interfere com o valor calórico dos mesmos. Alimentos como pão, arroz, massa e batatas devem ser consumidos ao longo do dia.

O que habitualmente costuma acontecer é que no conforto do lar, após um dia de trabalho, se verifique o consumo exagerado destes e outros alimentos o que implica depois um aumento de peso. Portanto, o importante é evitar os excessos e alimentos muito calóricos como bolos, bolachas, chocolates e os “snacks” após o jantar.

 

“Posso usar azeite à vontade porque é uma gordura saudável”

O azeite, apesar de ser uma gordura saudável, engorda tanto como as outras gorduras. É uma gordura excelente, rica em antioxidantes e por isso é sempre melhor do que as outras gorduras, mas o seu consumo deve ser moderado.

 

“ Posso comer fruta à vontade, porque não engorda”

A fruta contém frutose, um açúcar simples que pode ser consumido diariamente mas não em exagero. A quantidade de fruta recomendada por dia é de 3 a 5 peças.

 

“Beber água às refeições engorda”

A água não contém calorias. Logo, não engorda!

Beber demasiada água durante as refeições poderá originar problemas digestivos e a distensão do estômago que poderá vir a contribuir na ingestão de mais comida.

O truque é o equilíbrio.

 

“Bolachas digestivas e integrais são boas para perder peso”

A maioria destes produtos contêm elevadas quantidades de gordura ou açúcar. É importante comparar as calorias, açúcares e gorduras destas bolachas com as mais tradicionais como as “Maria” ou de “Água-e-sal” notando a diferença.

 

“Quanto menos como mais engordo”

É muito comum fazer-se apenas duas ou três refeições por dia. Ao expor o organismo a esta situação, ele entende que necessita de “poupar” a maior parte da energia que lhe oferecemos. Ou seja, o nosso metabolismo desacelera e passa a gastar menos calorias. Assim, embora estejamos a comer menos, também passamos a gastar menos.

Outro ponto importante é que quando voltamos a comer a fome e o apetite serão enormes, sendo este outro fator que ajuda no ganho de peso, porque se consome e se absorve muito mais energia do que aquela que o organismo consegue gastar.

 

 

 

Aline Fernandes Plus Size

Aline Fernandes Nutricionista

Aline Fernandes é a nutricionista parceira do Blog da Tereza com ela vamos aprender dicas de alimentação saudável, saúde e bem estar!

Licenciada em Ciências da Nutrição no Rio de Janeiro, Pós graduada em Nutrição Clínica em Lisboa,  Mestre em Medicina Natural na Universidade Santiago de Compostela.

Actualmente trabalha no Hospital de Braga e tem a sua própria clinica que pode seguir aqui: Alfa Clinica

 

 

Este artigo tem o apoio da Revista Spot

  2 comments for “Mitos alimentares – Os 8 mitos da alimentação

  1. paulasousa
    29 Outubro, 2014 at 10:37 pm

    apenas saber e se me puder mandar uma lista de emagrecimento

  2. Ana filipa Costa
    22 Maio, 2016 at 10:20 pm

    D.aline eu sou auxiliar accao medica no hospital braga e gostaria emagrecer mas precisava da ajuda.pode mandar um plano alimentar para emagrecer pf ou preciso marcar consulta .ana.filipa.c@hotmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *